Central de Atendimento: (21) 3385-2000
Redes Sociais:
Início > americas-oncologia > Qualidade acreditação > Americas Oncologia Acreditado
240

Americas Oncologia Acreditado

Selo-de-Qualidade

 

O Americas Oncologia é a única Instituição de oncologia acreditada no Rio de Janeiro.

O que isso significa?

Acreditação é um sistema rigoroso de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Seu principal objetivo é educativo, voltado para a melhoria contínua dos serviços e o gerenciamento seguro dos procedimentos dentro da instituição.

O processo para a conquista do certificado de acreditação varia de acordo com a metodologia utilizada pela instituição acreditadora. O Americas Oncologia possui os certificados de Acreditado Pleno, pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e Acreditado pela Accreditation Canada. Ambas as instituições se baseiam na verificação permanente da melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando a criação de ações sistemáticas em todos os níveis de atuação, a fim de elevar os padrões de qualidade.

A metodologia adotada pela ONA é baseada em um processo permanente de avaliação e de certificação de qualidade nos serviços, fundamentado na legislação vigente e em critérios validados no Manual de Acreditação. O processo é dividido em 3 níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. No primeiro nível, a instituição identifica e descreve seus procedimentos de trabalho, buscando a padronização e a redução de erros. O nível pleno consiste em integrar todos os procedimentos, para que não haja risco de interrupção nas informações e nem falhas nas ações a serem executadas. A Excelência é atingida quando os processos de trabalho são acompanhados continuamente e as melhorias implementadas tornam-se evidentes, através da redução de custos, diminuição de erros, otimização do tempo ou satisfação dos clientes.
Já a Accreditation Canada foca na segurança do paciente em tempo integral. A avaliação é feita de acordo com as metas internacionais de segurança, como a identificação segura do paciente, a redução do risco de infecção e o uso seguro de medicamentos. Nesta metodologia, existem apenas dois níveis: integrante, quando a instituição está se preparando para a avaliação externa, e acreditado, quando a instituição é aprovada, após auditoria realizada pela comissão canadense.

Independentemente das metodologias utilizadas, a acreditação somente pode ser conquistada a partir de um esforço conjunto de todos os colaboradores da instituição, buscando o desenvolvimento e aprimoramento das atividades entre os setores, para atingir a excelência.
Para o Americas Oncologia, ser acreditado é o reconhecimento de uma filosofia de trabalho que contempla aspectos de segurança ao cliente, ética profissional, responsabilidade e qualidade no atendimento. A preocupação com o bem-estar de todos os envolvidos no processo (pacientes, médicos e funcionários) é notória, e se renova a cada ação implementada, envolvendo equipamentos de última geração – como novas máquinas de radioterapia, planta física – como a construção de novas unidades – e capacitação profissional.

É um processo contínuo de busca pela excelência dos serviços oferecidos, através de práticas de gestão inovadoras, que assegurem a qualidade de vida e sustentem um modelo de trabalho à longo prazo, de acordo com os padrões internacionais.

Compartilhe: