Central de Atendimento: (21) 3385-2000
Redes Sociais:
Início > nutricao-oncologica > Mucosite: alimentação adequada pode evitar danos e fortalecer o sistema imunológico
11838

Mucosite: alimentação adequada pode evitar danos e fortalecer o sistema imunológico

reduzindodanos-MONICA

Por Mônica Benarroz –

A mucosite é um processo inflamatório no tecido que reveste todo o trato gastrintestinal, chamado de mucosa, que vai da boca até o ânus. Essa inflamação ocorre principalmente na boca, na garganta e no esôfago, durante os tratamentos de radioterapia e quimioterapia na região de cabeça e pescoço.

As principais queixas são: dor, ardência, boca seca, paladar alterado e risco de infecções orais. Esses sintomas, quando não tratados imediatamente, podem evoluir para o agravamento do quadro, causando sangramento e interrupção total da alimentação e hidratação. Nesses casos, o paciente fica vulnerável à desidratação e desnutrição, precisando, algumas vezes, interromper o tratamento anticâncer.

Confira a tabela a seguir com o que pode ser consumido e o que deve ser evitado:

tabela_mucosite_COI

A mudança na consistência da alimentação e a restrição de alimentos com ação irritante da mucosa são condutas importantes para evitar a piora da mucosite.

Entretanto, vale lembrar que mesmo a modificação no alimento, seja ela de consistência, tempero ou temperatura adequada, pode não ser o suficiente para evitar a dor. Porém, certamente, será a melhor opção nesse momento.

Outra informação importante é o cuidado com a higiene bucal. Apesar de, muitas vezes, provocar dor e ardência, a higiene bucal é determinante na prevenção e tratamento da mucosite.

‘Reduzindo os danos do tratamento de câncer’ é o nome de uma série de temas que serão abordados com a finalidade de orientar os pacientes a utilizarem os alimentos como aliados ao tratamento do câncer, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico durante o tratamento, no controle de sintomas e na prevenção de muitos outros problemas.

Compartilhe: