Central de Atendimento: (21) 3385-2000
Início > Serviços > Guia básico do paciente > Nutrição Oncológica

Nutrição Oncológica

Nutrição Oncológica Americas Oncologia

A Nutrição Oncológica Ambulatorial do Americas Oncologia oferece assistência nutricional com abordagem multidisciplinar e integral que visa melhorar o estado nutricional e o sistema imunológico dos pacientes durante os tratamentos oncológicos, sobretudo daqueles que apresentam alto risco de desnutrição.

A assistência nutricional é um conjunto de ações que avalia e diagnostica o estado nutricional, contribuindo para a elaboração do plano de cuidados personalizado. O bom estado nutricional é resultado de uma alimentação nutritiva e adequada para cada realidade clínica.

Na elaboração do plano de cuidados, leva-se em consideração o tipo de câncer e de tratamento, os sintomas do trato gastrintestinal, o risco e o diagnóstico nutricional, a forma de alimentação e os hábitos alimentares, além de aspectos sociais, psicológicos e financeiros do paciente.

O plano de cuidados é planejado com os seguintes objetivos:

1) Orientar os pacientes quanto à importância de manter uma alimentação adequada para o fortalecimento do sistema imunológico durante o tratamento.

2) Orientar os pacientes quanto às estratégias nutricionais para controle de sintomas.

3) Prescrever plano alimentar, a fim de suprir, sempre que possível, as necessidades nutricionais e hídricas, conforme aceitação, condições clínicas e hábitos alimentares do paciente.

4) Prescrever suplementos nutricionais orais e outros produtos que resultem em melhora do estado nutricional.

5) Esclarecer dúvidas pertinentes à alimentação e à nutrição.

Além das consultas direcionadas para os pacientes com necessidade de assistência nutricional, temos à disposição, no site americasoncologia.com.br, um “Guia de Nutrição” e outras informações do seu interesse.

Todos os meses, nas unidades Barra e Niterói, oferecemos aos pacientes e seus familiares o Programa de Educação Nutricional, que trata de assuntos relacionados à alimentação e nutrição com foco na Saúde e na Doença. Essa é uma grande oportunidade para a mudança dos hábitos alimentares e do esclarecimento de dúvidas no assunto. As datas, os horários e os temas são divulgados nos murais das unidades e também neste site. Venha e confira!

Programação: Veja Aqui

Guia de NutriçãoVeja Aqui