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Óleos vegetais: combinando sabor e saúde

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Por Mônica Benarroz e Patricia Albuquerque –

As gorduras são nutrientes com funções essenciais, como transporte das vitaminas A, D, E e K, produção de hormônios, processo de cicatrização de feridas, resposta do sistema imunológico, entre outras. Entretanto, existem gorduras que são consideradas “boas” e outras “ruins” para o organismo.

As “gorduras boas”, classificadas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, são encontradas principalmente nos óleos vegetais, em quantidades variadas. Essas gorduras possuem uma característica importante: são líquidas em temperatura ambiente. Já as “gorduras ruins”, classificadas como gorduras saturadas, são sólidas em temperatura ambiente e encontradas, principalmente, nos alimentos de origem animal. O peixe, embora de origem animal, também é rico em um tipo de gordura poli-insaturada, conhecida como ômega 3.

A gordura monoinsaturada mais conhecida é o azeite, que também é rico em compostos fenólicos com propriedades protetoras das doenças cardíacas e de câncer. As gorduras poli-insaturadas são consideradas essenciais; isso significa que o nosso organismo não consegue produzi-las e, por isso, devem ser consumidas por meio da alimentação. Essas gorduras ajudam a controlar a produção de colesterol total e de triglicerídeos no sangue.

Os óleos vegetais podem ser consumidos em diferentes formas de preparo, pois dão sabor aos alimentos, além de promover saúde. Entretanto devem ser usados com moderação por serem muito calóricos. Na hora de cozinhar, vale a pena considerar o tipo de preparo e se o sabor do óleo vai alterar o da comida.

Para a preservação das propriedades, os óleos vegetais devem ser armazenados em embalagens escuras e guardados em local seco e escuro, evitando a oxidação. Para aumentar a durabilidade, os óleos podem ser guardados na geladeira. Outra observação é a forma de cozimento: os óleos vegetais não devem ser aquecidos a ponto de soltar fumaça, pois perdem suas propriedades nutricionais e podem dar gosto amargo à comida.

Abaixo, segue um quadro informativo sobre as gorduras presentes nos óleos vegetais:

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