Central de Atendimento: (21) 3385-2000
Redes Sociais:
Início > Serviços > Psico-Oncologia
179

Psico-Oncologia

site_psico

A Psico-Oncologia é uma área de interseção entre a Psicologia e a Oncologia, que busca compreender duas dimensões psicológicas presentes no diagnóstico oncológico:

1.O impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, de sua família e dos profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento;

2.O papel das variáveis psicológicas e comportamentais na sobrevivência ao câncer.

Compreendemos que a confirmação do diagnóstico oncológico, juntamente com a realização de procedimentos invasivos, pode desencadear um desequilíbrio emocional tanto no paciente quanto em sua família. Sabemos, também, que ocorre uma mudança significativa na vida dessas pessoas após o diagnóstico de câncer, os tratamentos sugeridos e seus efeitos, e que tudo isso pode ser concebido por elas como algo ameaçador à sua integridade física e mental.

O psico-oncologista auxilia o paciente com câncer a reconhecer e utilizar seus recursos de enfrentamento e estratégias de auto-cuidado e fortalecimento, visando a melhora da sua qualidade de vida durante o tratamento oncológico.

Por essas razões, para ajudar no enfrentamento da doença e na adaptação ao tratamento, o Grupo COI oferece algumas opções de assistência humanizada, focada na Qualidade de Vida:

    • Acompanhamento psicoterápico individual (via encaminhamento médico);
    • Atendimento psicológico na quimioterapia diariamente;
    • Grupo de Apoio Interdisciplinar para Pacientes em Radioterapia; Veja aqui a agenda
    • Compartilhando Experiências; Veja aqui a agenda

Compartilhe: