Central de Atendimento: (21) 3385-2000
Redes Sociais:
Início > Serviços > Radioterapia
163

Radioterapia

site_radio

Com ambiente especialmente planejado, atendimento seguro e eficaz, equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração são os pilares para que o Americas Oncologia ofereça o que há de melhor em tratamentos de radioterapia.

Com três unidades já prontas (Barra, Botafogo II e Niterói), o COI dispõe de cinco aceleradores lineares modernos, todos capazes de realizar tratamentos com precisão milimétrica, nos quais a radiação atinge somente a área comprometida, protegendo os órgãos vizinhos adjacentes.

Com mais de 8.000 pessoas tratadas, sendo 2.000 pacientes com as técnicas de IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) e VMAT (Radioterapia com Arco Volumétrico), nossa experiência faz do Americas Oncologia uma das melhores clínicas oncológicas da América Latina.

A equipe do Americas Oncologia possui o mais alto nível técnico. Afinal, alta tecnologia não caminha isolada, sem a presença de bons profissionais. Os médicos possuem formação e treinamento nos melhores centros dos Estados Unidos e da Europa.

Conheça nossos médicos radio-oncologistas clicando aqui.


Atividades Desenvolvidas

IMRT


A Radioterapia de Intensidade Modulada permite realizar tratamentos em locais onde é possível aplicar a dose no alvo com mais precisão, o que, consequentemente, protege os órgãos sadios adjacentes.
Esta foi a técnica responsável por diminuir os efeitos colaterais da radioterapia na maioria dos tratamentos.
Outro avanço foi que o tratamento de radioterapia passou a ser mais bem tolerado e aceito por todos após o advento desta tecnologia.

IGRT


A incorporação da imagem nos tratamentos de radioterapia é fundamental. É de extrema importância que o tratamento planejado seja reproduzido diariamente, sem nenhuma margem de erro (sem erros).
As imagens feitas na hora do tratamento nos permitem verificar se realmente estamos protegendo alguns órgãos. Um exemplo disso é verificar se a bexiga do paciente está cheia ou vazia, e se esse quadro interfere no tratamento.

RAPIDARC


É uma atualização do IMRT, no qual mantemos todos os seus benefícios (do IMRT), como, por exemplo, poupar órgãos adjacentes ao tumor, porém de forma mais rápida.
Os tratamentos com RapidArc são até 60% mais velozes em comparação com os de IMRT, promovendo maior conforto do paciente.

RADIOCIRURGIA CRANIANA E EXTRACRANIANA

A Radioterapia Estereotática Corporal (SBRT), também conhecida como Radioterapia Estereotática Ablativa (SABR), representa uma opção de tratamento local com radiação que vem ganhando destaque quando se trata de muitas formas de tumores primários, doenças metastáticas e recorrentes.
É uma técnica que utiliza recursos de imagem (IGRT) para localizar com precisão o tumor e com isso liberar altas doses de radiação em poucas frações (1–5), com mínima exposição dos tecidos sadios em comparação com os regimes tradicionais.

BRAQUITERAPIA

Braquiterapia é um tipo de tratamento mediante o qual introduzimos uma fonte de radiação diretamente dentro do alvo a ser tratado, permitindo altas doses especificamente no tumor.
A indicação mais comum é a ginecológica, utilizada para tumores de colo de útero e endométrio.

TOMÓGRAFO DEDICADO


Todos os pacientes, antes de iniciar um tratamento de radioterapia, devem fazer uma Tomografia de Planejamento.
Este exame é realizado na posição em que o paciente fará o tratamento, utilizando suportes específicos para cada caso.
Após o paciente se submeter a este exame, o médico tem condições de delinear o alvo a ser tratado, além de distinguir todas as estruturas que deseja proteger da radiação. Todos os cálculos são feitos na sequência pelo físico responsável.
Compartilhe: