Central de Atendimento: (21) 3385-2000
Redes Sociais:
Início > Serviços > Radioterapia
163

Radioterapia

Radioterapia

Ambiente especialmente planejado, atendimento seguro e eficaz, equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração são os pilares para que o Americas Centro Integrado de Oncologia ofereça o que há de melhor em tratamentos de radioterapia.

Com quatro unidades (Unidade Barra da Tijuca I, Barra da Tijuca II, Botafogo II e Niterói), dispomos de cinco aceleradores lineares modernos (TrueBeam, Versa e Trilogy), todos capazes de realizar tratamentos com precisão milimétrica, nos quais a radiação atinge somente a área comprometida, protegendo os órgãos vizinhos adjacentes.

Com mais de 10 mil pessoas tratadas, sendo quase 4 mil pacientes com as técnicas de IMRT (radioterapia de intensidade modulada) e VMAT (radioterapia com arco volumétrico), nossa experiência faz do Americas Centro Integrado de Oncologia uma das melhores clínicas oncológicas da América Latina.

A nossa equipe possui o mais alto nível técnico. Afinal, alta tecnologia não caminha isolada, sem a presença de bons profissionais. Os médicos possuem formação e treinamento nos melhores centros dos Estados Unidos e da Europa.

IMRT

A radioterapia de intensidade modulada permite realizar tratamentos em que conseguimos aplicar a dose no alvo com mais precisão, protegendo os órgãos sadios adjacentes.

Foi a técnica responsável por diminuir os efeitos colaterais da radioterapia na grande maioria dos tratamentos.

O tratamento de radioterapia passou a ser mais bem tolerado e aceito por todos após o advento dessa tecnologia.

IGRT

A incorporação da imagem nos tratamentos de radioterapia é fundamental. É de extrema importância que o tratamento que foi planejado seja reproduzido diariamente, sem erros.

As imagens feitas na hora do tratamento nos permitem verificar se realmente estamos protegendo alguns órgãos. Um exemplo disso é verificar se a bexiga do paciente está cheia ou vazia e se isso interfere no tratamento.

RAPIDARC/VMAT

É uma atualização do IMRT, na qual mantemos todos os benefícios do IMRT, como poupar órgãos adjacentes ao tumor, porém de forma mais rápida.

Os tratamentos com RapidArc/VMAT são até 60% mais velozes em comparação com os de IMRT, promovendo maior conforto do paciente.

RADIOCIRURGIA CRANIANA E EXTRACRANIANA

A radioterapia estereotática corporal (SBRT), também conhecida como a radioterapia estereotática ablativa (SABR), representa uma opção de tratamento local com radiação, que vem ganhando destaque para muitas formas de tumor primário, doença metastática e recorrente.

É uma técnica que utiliza recursos de imagem (IGRT) para localizar com precisão o tumor e com isso liberar altas doses de radiação em poucas frações (1 – 5), com mínima exposição dos tecidos sadios em comparação com os regimes tradicionais.

BRAQUITERAPIA

Braquiterapia é um tipo de tratamento em que introduzimos uma fonte de radiação diretamente dentro do alvo a ser tratado, permitindo altas doses no tumor.

A indicação mais comum é a ginecológica, utilizada para tumores de colo de útero e endométrio.

TOMÓGRAFO DEDICADO

Todos os pacientes, antes de iniciar um tratamento de radioterapia, realizam uma tomografia de planejamento.

Esse exame é realizado na posição em que o paciente fará o tratamento, utilizando suportes específicos para cada caso.

Após a realização desse exame, o médico delineará o alvo a ser tratado, além de todas as estruturas que queremos proteger da radiação. Todos os cálculos são feitos na sequência pelo físico responsável.

Compartilhe: