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Tempero natural promovendo sabor e saúde

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Por Patricia Albuquerque e Mônica Benarroz –

O uso de especiarias e ervas aromáticas é uma prática muito antiga para diferentes finalidades. Na culinária, por exemplo, especiarias e ervas aromáticas ajudam no realce da cor e do sabor da comida; na indústria, podem ser utilizadas na conservação dos alimentos; já na medicina chinesa, têm função terapêutica.

Por isso, cada vez mais elas têm sido utilizadas para dar um toque especial na comida, aguçar o paladar e oferecer uma pitada de fitoquímicos (substâncias com ação protetora no organismo). Além disso, para se ter uma comida cheirosa e saborosa não é necessário o uso excessivo de sal.

Isso mesmo! O sabor que as especiarias e as ervas aromáticas dão aos alimentos é um grande aliado para a redução de sal na comida. Aproveitar esses temperos oferecidos pela natureza é uma forma natural, saudável e saborosa de cozinhar com pouca adição desse elemento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de sal não deve ultrapassar 6g/dia. Para isso, deveríamos evitar todos os alimentos industrializados, o que é uma decisão difícil para muitas pessoas. Dessa forma, a melhor estratégia é a sua redução no preparo da comida.

Seguem alguns exemplos de como usar especiarias e ervas aromáticas na preparação de pratos simples, mas saborosos:

Alimentos

Temperos

Curiosidade

Carnes

 

Curry

Rico em substâncias antioxidantes.

Noz moscada

Melhora a digestão dos alimentos.

Gengibre

Possui propriedade anti-inflamatória natural.

Pimentas do reino e vermelha

Possuem propriedades digestiva, antibacteriana e anti-inflamatória. Reduzem o colesterol e a glicose do sangue. Ricas em vitaminas.

Aves

 

Açafrão-da-terra

Possui propriedade anti-inflamatória natural.

Tomilho

Melhora a digestão dos alimentos. Rico em vitamina C.

Peixes

 

 

Endro ou dill

Tem ação diurética e ajuda a reduzir o excesso de gases intestinais. Rico em sais minerais.

Mostarda

Possui propriedades digestiva, antibacteriana e antioxidante.

Estragão

Estimula o apetite e tem efeito diurético.

Legumes

Louro

Ajuda na digestão e estimula o apetite.

Salsinha

Fonte de betacaroteno e vitamina C.

 

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