CENTRAL DE ATENDIMENTO
(21) 3385 - 2000

Início > Novidades SP > Modelo de excelência em atendimento oncológico se expande para outras capitais brasileiras.
14539

Modelo de excelência em atendimento oncológico se expande para outras capitais brasileiras.

O padrão de qualidade do Americas Oncologia, consagrado no Rio de Janeiro, já chegou em São Paulo e, no início de 2019, ganhará Fortaleza e Recife.

O padrão de qualidade do Americas Oncologia, consagrado no Rio de Janeiro, já chegou em  São Paulo e, no início de 2019, ganhará Fortaleza e Recife

 Diante da incerteza e da fragilidade de quem suspeita de câncer ou está em tratamento, o que mais se espera de um serviço em saúde? Certeza de escolhas terapêuticas que representem as melhores chances de recuperação, além de agilidade, conforto, acolhimento e profissionais acessíveis para situações de emergência.

São exatamente esses preceitos que guiam a expansão do Americas Oncologia pelo Brasil. Uma única gestão seleciona a equipe, estabelece procedimentos, valores e condutas, com o objetivo de manter o mesmo padrão da instituição carioca, que lhe rende índices de satisfação superiores a 90%.

“O primeiro desafio foi selecionar profissionais cujos valores se assemelhassem aos nossos, com um perfil de atendimento centrado no paciente”, esclarece o Dr. Raphael Brandão, oncologista e Chief of Oncology do Americas Oncologia. “Isso significa atuar com empatia, compartilhando informações e decisões e permitindo que a pessoa assuma o papel de protagonista no próprio tratamento”, complementa.

A lógica não se aplica somente a oncologistas e cirurgiões, mas a todo o time multiprofissional, que inclui nutricionistas, radiologistas, patologistas, enfermeiros, coach oncológico, psico-oncologistas e muitos outros. “É importante que todos eles sejam especializados em oncologia, capacitados para lidar com as particularidades da doença, o que permite, por exemplo, identificar e contornar efeitos colaterais com mais propriedade”, justifica o médico.

Cuidado específico

Além da experiência no combate ao câncer, é requisito que os oncologistas de nossa equipe se dediquem a até três departamentos, somente. É só pensar que o câncer de mama, só para citar um exemplo, se manifesta em inúmeros tipos, cada um com características próprias e diversas opções terapêuticas possíveis. Portanto, quanto mais foco, experiência e atualização o time de assistência tiver, maior será a probabilidade de acerto.

Melhoria contínua

Com metas de publicação e pesquisa, os médicos do Americas Oncologia trabalham em constante aprendizado, o que assegura o alinhamento às melhores e mais modernas práticas mundiais, segundo pontua o Dr. Raphael. Além disso, cada unidade conta com uma subliderança, ou seja, um especialista que organiza congressos e realiza a gestão dos casos clínicos.

“Outro diferencial é que a equipe multidisciplinar se reúne toda semana para discutir os casos de cada um dos pacientes, o que proporciona a troca de experiências e de perspectivas, enriquecendo a atuação conjunta”, comenta o especialista.

Por fim, é essencial destacar os protocolos assistenciais, conjuntos de processos a serem adotados em determinadas situações, mantendo o time de assistência treinado para adotar as soluções mais adequadas.

Estrutura

O Americas Oncologia está organizado de forma que cada território conte com, pelo menos, um Cancer Center, ou seja, um centro oncológico completo, com estrutura e profissionais capacitados para conduzir desde o diagnóstico até o tratamento, além do atendimento de emergência.

Nessas unidades, é possível realizar exames simples e complexos, passar por consulta, até mesmo em pronto-socorro, realizar cirurgias, quimioterapia e radioterapia, quando preciso.

Atualmente, o Americas Oncologia conta com oito unidades em São Paulo e sete no Rio de Janeiro, sendo dois Cancer Centers. A expectativa é que, no início do próximo ano, sejam inauguradas as unidades de Fortaleza e Recife.

Com os recursos mais inovadores e eficazes à disposição, aliados a um atendimento humanizado, seguro e assertivo, o paciente encontra o apoio que precisa para superar a doença com bem-estar e qualidade de vida. Afinal, como traduz nossa campanha de expansão para São Paulo, que você pode ver na imagem acima, o câncer é apenas uma vírgula, não um ponto final.

Compartilhe: