CENTRAL DE ATENDIMENTO
Conheça as unidades

9862

Ignez Martins

HDS_Ignez Martins

Meu nome é Ignez Martins Cabral, tenho 47 anos, sou cristã e membro da Igreja Metodista Wesleyana, no bairro Delamare, em Mesquita (RJ), cidade onde moro.

É com muita alegria que, hoje, compartilho minha vitória com vocês. Tudo começou em abril de 2013, quando, passando a mão no lado esquerdo do pescoço, descobri uns carocinhos. Depois de várias consultas e exames médicos, fui encaminhada a um cirurgião de cabeça e pescoço.

Fiz uma pequena cirurgia para a retirada dos caroços, e o resultado da biópsia foi tuberculose ganglionar. Iniciei o tratamento pelo posto de saúde de minha cidade e continuei trabalhando (tinha passado em um concurso público havia três anos) e estudando (tinha conseguido uma vaga no curso de Direito na UFRRJ, através do Enem).

Paralelamente a isso, estava fazendo meus exames de USG e mamografia, que faço todos os anos, já que, desde muito nova, tenho cistos nas mamas. Às vezes, esses cistos cresciam tanto e tão rápido que era necessário fazer punção. E, com o resultado desses exames, em julho de 2013, tive o diagnóstico de câncer de mama.

O interessante é que os exames de ultrassom e mamografia não mostravam o câncer, apenas indicavam os cistos, que, como sempre, eram muitos e enormes. Meu mastologista, Dr. Alexandre Villela de Freitas, solicitou, então, um PAAF, e o resultado da biópsia foi: carcinoma infiltrante na mama esquerda. Foi um baque para mim e para meus familiares. Não bastasse a tuberculose, agora câncer. Mas eu e minha família cremos em um Deus Todo-Poderoso, que enviou o seu filho amado para morrer na cruz do calvário, a fim de que pudéssemos ter a vida eterna com Ele. E foi por meio dessa fé e de muitas orações que Deus me deu a vitória.

Depois de confirmar o diagnóstico, começamos uma corrida contra o tempo, e era necessário fazer o estadiamento da doença, antes de iniciar o tratamento. Foi, então, que o Dr. Alexandre me encaminhou ao Dr. Diogo Rodrigues, oncologista do Americas Oncologia, que me recebeu e cuidou (e cuida) de mim com tanto carinho e zelo que eu só tenho a agradecer a Deus por sua vida. Pois bem, após fazer o estadiamento da doença (e, para a glória de Deus, o câncer não havia se disseminado), fiz quimioterapia, de agosto de 2013 a fevereiro de 2014, no Americas Oncologia, em Nova Iguaçu.

Em 28 de abril de 2014, fui operada pelo Dr. Alexandre Villela (mastectomia e reconstrução da mama) e fiz radioterapia, de 7 de julho a 14 de agosto de 2014, no HSVP. Foram dois tratamentos muito fortes. Havia momentos, quando do procedimento da quimio, eu ficava muito fraca, tanto que, nos quatro dias que a sucediam, era necessário que eu tomasse injeções de filgrastim para aumentar a imunidade. Minha fraqueza era tanta que, nesses dias, fazia as refeições na cama.

Para isso, contava com o apoio maravilhoso de minha mãe e de minha irmã Ana, que deixou o seu emprego para ajudar a cuidar de mim. Fiquei carequinha, caíram os pelos de minha sobrancelha, meus cílios. As minhas unhas ficaram totalmente arroxeadas. Mas em tudo eu glorifico a Deus, pois Ele me sustentou maravilhosamente.

Terminei o tratamento da tuberculose em dezembro de 2013. E, quanto ao câncer, agora, no mês de novembro de 2014, levei todos os novos exames solicitados ao Dr. Diogo e ele disse estarem ótimos meus exames. Também levei para o Dr. Alexandre, que me deu a notícia de poder voltar a trabalhar em janeiro, quando termina esse período de minha licença médica. Glória a Deus!

Quero agradecer de coração, em primeiro lugar, ao meu Deus, que em nenhum momento me desamparou; à minha família, que esteve ao meu lado incondicionalmente; ao meu pastor, Edmilson, que me levava de carro para todos os tratamentos e exames. Aos meus amigos e irmãos em Cristo que teceram em torno de mim uma teia tão forte de amor, com suas orações e palavras de força, que jamais poderei retribuir tanto carinho. E aos médicos (anjos) que cuidaram (e cuidam) de mim: Dr. Diogo Rodrigues, oncologista (Americas Oncologia), sempre tão amoroso e dedicado; Dr. Alexandre Villela (mastologista); Dra. Danielle Freitas (ginecologista); Dra. Daniele Vasconcelos (pneumologista); Dr. Décio de Carvalho (radiologista), o meu muito obrigada.

Um agradecimento especial também à enfermeira Elis e à recepcionista Ana Paula, do Americas Oncologia, em Nova Iguaçu, simplesmente maravilhosas.
Que Deus abençoe todos!

Compartilhe: