CENTRAL DE ATENDIMENTO
Conheça as unidades

9579

Leanir Ferrarez Damasceno

HDS_Leanir Ferrarez

Meu nome é Leanir Ferrarez Damasceno, nasci em 29/8/51, portanto tenho 62 anos. Moro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Gosto muito de fazer caminhada, hidroginástica, ginástica holística, ginástica da 3ª idade. Por um tempo, fiquei afastada dessas atividades, por conta do linfoma de Hodgkin, diagnosticado por meio de uma biópsia. Na cirurgia, em 7/8/2013, foi retirado um tumor no mediastino (região central do tórax), entre os pulmões e o coração. Além disso, foram retirados vários nódulos nos pulmões e também parte do meu pulmão direito. Isso me causou muita fraqueza, desânimo, eu tinha febre alta todos os dias e suor noturno.

Há dois anos, faço tratamento, passando por vários exames. Esse resultado eu recebi, com muita tristeza, no dia 29/8/2013, dia do meu aniversário de 62 anos. Ao mesmo tempo, tive total apoio do meu amado filho, Leandro, de meu neto, Lucas, dos meus irmãos, Leonam e Lecir, e de toda a Igreja Mananciais no Recreio dos Bandeirantes (RJ), da qual sou membro há 10 anos.

Sou evangélica, creio no SENHOR JESUS, que levou na cruz todas as nossas enfermidades e dores, e tenho muita fé.

Fui agraciada com orações carinhosas dos meus irmãos em CRISTO, da minha igreja, e de todos os amigos verdadeiros, já que essa foi uma fase da minha vida em que mais me senti amada por todos. Louvo a DEUS por ter me dado tantos amigos.

Iniciei a quimioterapia em outubro de 2013, findando em abril de 2014 (6 meses).
Não foi nada fácil, já que, de 15 em 15 dias, tinha de passar por seis sessões de quimio, exames de sangue, 2 PET scan, sendo um antes da quimio e outro no final; recebi alta em abril de 2014.

Nesse período de tratamento na Clínica COI (Barra da Tijuca), emagreci cerca de 25 quilos, visto que nada parava no meu estômago. Eu me sentia muito enjoada, com fraqueza, e mal conseguia ficar de pé. Também não sentia o sabor dos alimentos (todo o alimento eu vomitava), e nenhum medicamento para estômago respondia a esse mal-estar; tive aftas, e minha língua parecia uma lixa.

Meus cabelos caíram todos (durante o banho, no travesseiro). Por isso tudo, chorei muito, achando que não ia suportar tudo que estava me acontecendo. Minhas unhas das mãos e dos pés ficaram roxas, eu não podia pegar sol, ir à praia (moro em frente à praia da Barra da Tijuca), ir à piscina, uma vez que foi feita implantação de cateter venoso para as aplicações quinzenais de quimio.

Tomava e tomo três litros de água mineral por dia, água de coco, suco e também sorvete de creme. Comia frutas frescas, evitava frituras, carnes gordurosas e carne vermelha, dando preferência a grelhados (frango ou peixe). Ao fazer a higiene bucal, uso água oxigenada 10, bicarbonato, uma escova de dente macia, com gel dental e enxaguante bucal de calêndula (sem flúor).

Tive acompanhamento com psicóloga, e tudo o que precisei. Recebi toda a ajuda necessária nessa fase, nada me faltando, graças a DEUS. Todos orando por mim, eu cri, e DEUS respondeu. Estou de alta, mas ainda com cateter, fazendo heparinização mensal (lavagem de cateter). Meus cabelos estão crescendo, e já ganhei peso.

Hoje, posso orientar outras pessoas com meu testemunho: nunca percam a fé, se cuidem, busquem informações no Oncoguia, se relacionem com a família e os amigos, perseverem, tenham forças e muita fé em DEUS; fazendo a nossa parte, Ele faz a Dele,
Tirem suas dúvidas no Oncoguia, onde encontrei todas as informações de que precisei, além do Facebook e faça contato por telefone.

Gostaria de deixar aqui registrado meu recado para nossos governantes: que eles olhassem com carinho para a saúde em nosso país, já que tem muita gente sofrendo por não ter um plano de saúde, dependendo do SUS (muito precário).

Graças a DEUS, tenho um ótimo e abençoado plano de saúde, me trato numa excelente clínica oncológica, perto da minha casa (laboratórios), etc.

Gostaria, de coração, de me colocar à disposição de quem precisar da minha ajuda.

Obrigada.

Compartilhe: