CENTRAL DE ATENDIMENTO
Conheça as unidades

Início > Jornal > Janeiro/Fevereiro de 2016 * Ano III * N° 1
11688

Janeiro/Fevereiro de 2016 * Ano III * N° 1

boas novas fev

Farmacêutico: um profissional que merece a nossa admiração
Dia Mundial contra o Câncer mobiliza mais de 100 países
Histórias de Superação

Certificação da Joint Commission International – Uma conquista que atesta a qualidade dos serviços prestados pelo Americas Oncologia

O mês de dezembro foi marcante para a história do Americas Oncologia. A instituição conquistou a Acreditação da Joint Commission International (JCI), considerada o mais elevado padrão de certificação de serviços de saúde no mundo. Esse certificado vai se juntar a outros dois já conquistados pelo Americas Oncologia: o da brasileira Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o da Accreditation Canada. “Esses reconhecimentos colocam o Americas Oncologia em um patamar elevado quanto à assistência ao paciente oncológico no Brasil. Ter alcançado ao longo do tempo essas três certificações é inédito e nos deixa à frente de outras instituições nos requisitos de qualidade, segurança e excelência do tratamento oncológico”, diz, com orgulho, a diretora de Qualidade e Projetos do Americas Oncologia, Graziela Escobar – que liderou todo o processo, iniciado em julho de 2014.

Foi necessária uma série de ajustes e de adequações aos quesitos de qualidade exigidos pela JCI. Mais de 200 procedimentos,de diversas áreas da instituição, sofreram adaptações. Foram realizados ajustes de documentos e protocolos em todas as etapas da assistência (consultas, quimioterapia e radioterapia), envolvendo também os processos de apoio, como farmácia, gestão de prontuários, manutenção de equipamentos e higienização. “São critérios bem rígidos de qualidade e segurança na assistência ao paciente e que devem ser seguidos por todos os profissionais da nossa equipe”, conta Graziela.

Para o sucesso da empreitada, que garante padrões de excelência internacionais ao Americas Oncologia, a diretora de Qualidade e Projetos selecionou 21 facilitadores, colaboradores das mais diversas áreas que passaram a conhecer os critérios exigidos de forma aprofundada por assunto. “Os facilitadores se prepararam para transmitir esses conhecimentos e implementá-los na prática, buscando, muitas vezes, ferramentas mais lúdicas, como a produção do Cubo das Metas Internacionais”, lembra Graziela Escobar. “Fomos muito além dos encontros para revisão de documentos: preparamos  aulas e vídeos educativos e utilizamos novos procedimentos, como a pulseira de identificação do paciente em risco de queda. Até um vídeo com o presidente do Americas Oncologia, Dr. Nelson Teich, ensinando como lavar corretamente as mãos, foi produzido. O sucesso na conquista do certificado é resultado de todo o empenho de nossa equipe”, declara.

Graziela afirma que o novo padrão vai garantir o total cuidado com o paciente. “Nosso maior desafio foi o registro seguro em prontuário de toda a conduta estabelecida para o paciente. Muitos profissionais não faziam registros detalhados. Agora, temos um conjunto de itens-padrão, como tratamento, periodicidade do tratamento, registro de dor, orientação sobre tabagismo, avaliação de risco nutricional e orientação dos medicamentos.”

Com a primeira etapa concluída, o próximo passo do Americas Oncologia é certificar seus programas de especialidades, como o câncer de pulmão. “Essa é uma iniciativa inédita no Brasil. Nossa meta é adequar os padrões de excelência para essas especialidades até o final de 2016”, promete Graziela Escobar.

coi_capa_carnaval3

Farmacêutico: um profissional que merece a nossa admiração

O farmacêutico é o profissional que faz parte da equipe de saúde responsável pela avaliação e pelos cuidados de pacientes em tratamento de câncer. É ele que também orienta e tira dúvidas dos clientes nas farmácias. “Seu papel é garantir que o paciente esteja recebendo o medicamento certo, na dosagem certa”, diz Fabiano Pombo, diretor de farmácia do Americas Oncologia desde 2008. “O farmacêutico manipula o medicamento oncológico do paciente em tratamento, para que depois a enfermagem o administre”, conta.

Para homenagear esse profissional, há oito anos o Conselho Federal de Farmácia estabeleceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico. “Além do reconhecimento de nosso trabalho, é uma forma de orientar as pessoas sobre o papel desse profissional, às vezes confundido com o enfermeiro. Muita gente não sabe, por exemplo, que todo estabelecimento que vende remédios é obrigado por lei a ter um farmacêutico de plantão. No tratamento oncológico, o farmacêutico avalia, junto com o médico, a prescrição do medicamento”, diz Fabiano. Cabe ao farmacêutico obter todas as informações sobre o histórico de doenças e os remédios que o paciente toma. Esse cuidado previne reações adversas durante o tratamento oncológico. “Fazemos de tudo para que o medicamento usado pelo paciente durante o tratamento seja o melhor possível”, declara o diretor.

Dia do Farmacêutico-01

Dia Mundial contra o Câncer mobiliza mais de 100 países

No dia 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial contra o Câncer. A data foi criada em 2000, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), a maior organização não governamental (ONG) do mundo dedicada à prevenção e ao controle da doença. Mais de 100 países, incluindo o Brasil, estão representados nessa ONG por diversas instituições importantes ligadas à causa. “A cada ano, a UICC escolhe um tema e disponibiliza amplo material para seus associados. Cada instituição é livre para promover campanhas, cursos e palestras relacionados ao tema escolhido. O importante para a ONG é promover uma mobilização mundial para o controle do câncer”, diz o oncologista Ronaldo Silva, responsável pela área de prevenção e detecção precoce do Americas Oncologia.

O Americas Oncologia costuma promover ações para celebrar a data. “Participar da campanha mundial reafirma o nosso compromisso em ampliar e qualificar as informações referentes ao controle do câncer no país”, diz Ronaldo. E completa: “O importante é que colaboradores, pacientes e seus familiares, bem como a população em geral, tenham acesso a informações relevantes sobre o câncer e, a partir de então, tomem decisões em relação à adoção de hábitos de vida saudáveis e à escolha de tratamentos mais adequados.”

Dia Mundial Contra o Câncer-02-01

 

“Eu sempre confio que tudo vai dar certo!”
Roseane Ferreira dos Santos (Rosinha)

A atleta paralímpica Roseane Ferreira dos Santos, mais conhecida como Rosinha, anda rindo à toa. “Estou feliz da vida com a minha limusine”, brinca a medalhista nas categorias de arremesso de peso e lançamento de disco. Limusine é o apelido da sua cadeira de rodas motorizada, um presente que ela ganhou da equipe do Americas Oncologia em 2015, depois de terminar um tratamento de câncer na garganta. “Tem coisas que Deus guarda para a gente. Foi mais um desafio da minha vida. Tive medo, chorei. Faz parte, sou humana. Mas eu sempre aceito e confio que tudo vai dar certo”, diz a guerreira de 44 anos. Ao todo, foram oito meses de tratamento. “Confiei muito na equipe do hospital e no Dr. Palladino. Todos muito carinhosos e me passando a certeza de que tudo iria acabar bem”, lembra.

Esse foi mais um desafio na vida de Rosinha. Aos 18 anos, ela foi atropelada por um caminhão e teve que amputar uma perna. “No começo fiquei triste, me isolei. Comecei a trabalhar muito cedo para ajudar em casa e tinha medo de como seria o meu futuro e o da minha família”, conta a atleta, que vivia com a mãe e mais sete irmãos na periferia de Recife. Aceitar a nova condição e aprender a viver com as muletas era um exercício diário para ela. Até que, um dia, o inesperado aconteceu. “Estava na porta de casa, com minha tia, quando passou um homem de carro e ficou me olhando. Ele era professor de educação física e me chamou para ser atleta. Ele disse que o Brasil precisava de atletas de arremesso de peso e lançamento de disco para bater a liderança da Tunísia e do Egito nessas categorias e eu tinha o físico perfeito para o esporte”, lembra. E prossegue: “Lógico que eu achei que fosse uma brincadeira.”

Depois de muita insistência do irmão, ela foi visitar a ADM, Associação dos Deficientes Motores de Recife. “Fiz um teste e o professor ficou encantado. Ele me disse que eu seria recordista mundial e eu nem sabia o que era isso. Não conhecia nem sonhava com o mundo dos esportes”, conta Rosinha, na época com 26 anos. Mas, com o apoio da família, ela começou a treinar regularmente e, logo na primeira prova, levou três medalhas de ouro para casa. E daí não parou mais. Desde 1998, Rosinha já rodou o mundo participando de campeonatos mundiais. Ela coleciona medalhas de ouro em Jogos Parapan-americanos e Jogos Paralímpicos, além de quebrar recordes nacionais e mundiais nas suas categorias.  “Os resultados são fruto de um dom que Deus me deu e estava guardado. Eu tenho muita força muscular”, diz, com modéstia de campeã.

Seu próximo sonho e grande desafio é participar dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. “Vai ser muito difícil, pois as adversárias são fortes. Mas nada é impossível. Agora é acreditar e treinar muito para conquistar medalha!”

Participação em Congressos e Eventos – Médicos Americas Oncologia
Outubro e Novembro 2015

2º Curso de Pesquisa Clínica do ICOI
Datas: 1/10 e 20/10 | Local: Americas Oncologia – Unidade Barra da Tijuca, RJ
Palestrantes:
Ana Paula Victorino – Oncologista Clínica
Debora Victorino – Gerente de Operações do Instituto COI

Preceptorship (Bayer)
Datas: 15 e 16/10 | Local: Itália – Pisa
ADV Board (Bayer)
Datas: 16 e 17/10 | Local: Itália – Pisa
Palestrante:

Ana Paula Victorino – Oncologista Clínica

4º Simpósio NOT
Data: 23/10 | Local: Hotel Sofitel – Copacabana, RJ
Palestrantes:
Mauro Zukin – Oncologista Clínico e Diretor Técnico do Americas Oncologia
Luiz Henrique Araújo – Oncologista Clínico
Clarissa Baldotto – Oncologista Clínica e Diretora Médica do Americas Oncologia
Pedro Masson – Oncologista Clínico
Igor Migowski – Rádio-Oncologista
Lilian Faroni – Rádio-Oncologista
Lisa Morikawa – Rádio-Oncologista

1º Curso de Câncer de Mama
Data: 28/10 | Local: Restaurante Ícaro – Botafogo, RJ
Palestrantes:
Aline Coelho Oncologista Clínica
Clarissa Baldotto Oncologista Clínica e Diretora Médica do Americas Oncologia
Maria de Fátima Gaui Oncologista Clínica

19º Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica (SBOC)
Data: de 29/10 a 1/11 | Local: Foz do Iguaçu – PR
Palestrantes:
Fernando Meton – Oncologista Clínico e Diretor Médico Executivo do Americas Oncologia
Debora Victorino – Gerente de Operações do Instituto COI
Luiz Henrique Araújo – Oncologista Clínico

2ª Jornadas Nacionales de Radioterapia Y Física Médica 

Data: 3/1| Congresso Boliviano de Radioterapia
Palestrantes:
Renan Ramos – Físico Médico
Lilian Faroni – Rádio-Oncologista

Simpósio de Dor Oncológica
Data: 7/11 | Local: Auditório MDX – Barra da Tijuca/RJ

Palestrantes:
Fernando Meton – Oncologista Clínico e Diretor Médico Executivo do Americas Oncologia
Everardo Braga – Gerente da equipe Multiprofissional
Silvia Bacelar – Fisioterapia Oncológica
Laura Campos – Psicologia Oncológica
Deisymar Corrêa – Oncologista Clínica
Alexandre Boukai – Oncologista Clínico
Mônica Schaum – Oncologista Clínica
Fernando Monteiro – Hematologista
Igor Migowski – Radio-Oncologista
Mauro Zukin – Oncologista Clínico e Diretor Técnico do Americas Oncologia
Mônica Benarroz – Nutrição Oncológica
Patricia Pereira – Nutrição Oncológica

I Simpósio Internacional de Imuno-Oncologia – Simpósio Satélite MSD

Data: 14/11 | Local: Hotel Sheraton – São Paulo
Palestrante:
Luiz Henrique Araújo – Oncologista Clínico

Expediente

Unidades:
Barra da Tijuca MD.X Barra Medical Center
Botafogo I Torre do Rio Sul
Botafogo II Rua da Passagem, 29
Niterói – Icaraí
Nova Iguaçu Ed. Vitality | Centro
Central de Atendimento: (21)3385-2000

Boas Novas
Informativo do Americas Oncologia publicação interna bimestral

Coordenação Editorial
Editor Médico do Americas Oncologia
Dr. Fernando Meton
Editora Responsável
Viviane Serretti Barbosa

Projeto Gráfico e Diagramação

Tutti Design

Jornalista Responsável

Melissa Jannuzzi (Mtb 23212)

Tiragem:
 2.500

Contato/Sugestões

marketing@americasoncologia.com.br

Compartilhe: