CENTRAL DE ATENDIMENTO
Conheça as unidades

Início > Jornal > Julho/Agosto de 2015 * Ano II * Nº 10
11206

Julho/Agosto de 2015 * Ano II * Nº 10

jornal_JUL_AGO-01Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO)
Mente, corpo e espírito sadios
Dia dos Pais
Histórias de Superação


Em busca do melhor atendimento

Depois de inaugurar uma uni­dade na cidade de Niterói, o Americas Oncologia se empenha agora em melhorar o atendimento de seus pacientes na zona sul do Rio de Janeiro, seguindo a filosofia do Grupo de oferecer a eles um cuidado integral. No mês de junho, a unidade COI no bairro de Botafogo expandiu sua capacidade de atuação. Além dos dois andares com 800 m² na torre de escritórios do Shopping Rio Sul, possui um novo prédio, com cinco andares e 2.400 m² de área construída, na Rua da Passagem, 29, localizada no mes­mo bairro e próximo ao shopping.

O espaço é um moderno cen­tro para o tratamento oncológi­co, hematológico e radioterápico. Serão oito consultórios médicos; 18 confortáveis boxes individuais, com cadeira para acompanhante; Wi-Fi; bluetooth e TV a cabo. Soma­-se a isso um centro de radioterapia de alta tecnologia com o diferen­cial de duas máquinas, sendo uma

TrueBeam, tida como a mais mo­derna e com a melhor tecnologia de radioterapia do mundo. As má­quinas realizam o procedimento com alta precisão, versatilidade e velocidade quatro vezes maior que outras máquinas de radioterapia.

“Foram alguns anos de busca pelo lugar ideal, já que teria de ser próximo a nossa instalação no bair­ro, e outros quatro anos de obras com tecnologia complexa para com­portar as máquinas de radioterapia no subsolo do prédio”, conta o Dr. Mauro Zukin, diretor técnico do Gru­po COI. Para ele, essa iniciativa vem ao encontro “do antigo desejo de ter uma unidade do COI na zona sul que representasse bem a filosofia do Grupo, que é ter o cuidado integral do paciente no mesmo lugar. Ago­ra a Zona Sul possui um serviço no mesmo padrão das outras unidades do Americas Oncologia” –, diz.

A nova unidade está pronta para realizar por mês 2.400 sessões de tratamento infusional e 2.200 sessões de radioterapia, além dos serviços multiprofissionais como psico-oncologia, nutrição oncoló­gica, clínica de cessação de taba­gismo e clínica de dor. Ainda este ano, ficará pronta a expansão da unidade instalada na Torre do Rio Sul. “Estamos a caminho do nosso sonho de ser um centro de câncer completo”, informa o Dr. Mauro.

O Americas Oncologia é líder no trata­mento do câncer no Brasil, com expe­riência de 25 anos no mercado. São cerca de 500 colaboradores e mais de 60 médicos, com experiência nacio­nal e internacional, trabalhando para esta instituição, com mais de 300.000 atendimentos realizados.

Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO)

O encontro da Sociedade Ame­ricana de Oncologia Clínica (ASCO) aconteceu este ano, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, na cidade de Illinois, Chicago, Estados Unidos. O Americas Oncologia, como faz regularmente há mais de 20 anos, esteve presen­te. Desta vez, com um grupo de 33 profissionais de diferentes áreas, entre médicos, enfermeiros e far­macêuticos. “Este é, na prática, o maior congresso de oncologia do mundo. É uma oportunidade de se atualizar com os estudos e as des­cobertas apresentadas por profis­sionais de vários países”, diz o Dr. Fernando Meton, diretor médico do Americas Oncologia, que há oito anos partici­pa do evento.

A ASCO é uma sociedade in­ternacional que existe há 50 anos, com estimativa de receber em seu congresso 30 mil participantes em 2015, vindos de mais de 100 países. O tema dos debates deste ano foi “Iluminação e Inovação: transformar dados em conhecimento”. O debate central visa à busca para melhorar a vida de pacientes de maneira susten­tável. Essa instituição acredita que a transformação de dados em conhe­cimento permite aprimorar os sis­temas de prestação de cuidados de saúde. Para eles, iluminação e ino­vação significam descobrir a forma mais adaptável de sobreviver em um ambiente em constante mudança.

“Estamos caminhando para uma medicina personalizada, volta­da à seleção do melhor tratamento, com base na biologia molecular do tumor e nas características individu­ais. O objetivo é fazer o tratamento mais eficaz para cada paciente, sem­pre se preocupando com a sustenta­bilidade”, diz Dr. Fernando.

nog

Mente, corpo e espírito sadios

O Americas Oncologia, além da excelência em Oncologia Clínica, Hematologia e Ra­dioterapia, tem por premissa de traba­lho oferecer aos seus pacientes méto­dos de apoio para ajudá-los a enfrentar o período de tratamento contra o cân­cer. Clínica de dor, Clínica de cessação de tabagismo, psicologia e nutrição já estão disponíveis no Grupo. “Muitos de nossos pacientes vêm com queixas, medos e dúvidas. Querem saber sobre a veracidade de crendices populares, estudos publicados na imprensa e tra­tamentos alternativos. E eu procuro ti­rar essas dúvidas com eles”, diz a onco­logista clínica Dr.ª Luciana Coura.

A partir daí, nasceu a vontade e o projeto de implementar a Medicina In­tegrativa. “Esta é a prática da medicina que reafirma a importância da relação entre o profissional de saúde e o pa­ciente, focada na pessoa como um todo: tratar o corpo, a mente e o espí­rito. Queremos combinar o tratamento convencional com terapias comple­mentares que já tenham evidências científicas comprovadas, como a me­ditação e a acupuntura”, conta do Gru­po COI Dr.ª Luciana.

A proposta liderada por essa mé­dica, que, desde os anos 1990 se dedi­ca ao estudo da Medicina Integrativa, é a de acompanhar o paciente durante todo o tratamento. “Vamos avaliar o seu histórico de vida, o que representa a doença e o estado emocional desse paciente. Depois indicar o melhor tra­tamento de apoio e acompanhar os resultados”, esclarece a Dr.ª Luciana. A previsão é de que, em até um ano, os pacientes do Americas Oncologia já possam dis­ponibilizar desse método de trata­mento complementar. “Manter o esta­do de atenção plena põe o foco nas coisas boas da vida. Tais técnicas aju­dam a conviver com a doença e com todo seu processo de tratamento”, diz Dr.ª Luciana Coura.

pais

“Gente, vocês querem buscar a cura com esta cabeça fraca? Vamos sorrir e acreditar!”

Roberto Cabral

O empresário Roberto Cabral, 67 anos, é daquelas pessoas que carregam o otimismo e a alegria por onde passam. Mas, em 2006, um episódio botou toda essa boa energia em prova. Durante exames de rotina, ele foi surpreendido com um resultado de PSA elevado, e o diagnóstico de uma biópsia foi cân­cer de próstata. “Fiquei triste, me vi em um turbilhão de sentimentos, me perguntando a todo momento o que fiz para merecer tal sofrimen­to”, lembra Roberto.

Com o apoio da família e de amigos, ele foi procurar o INCA na intenção de que pudesse ouvir uma opinião catedrática. “No INCA, pude ver que meu caso era muito pe­queno. Lá é que ficamos sabedores da realidade de muitas pessoas, e aprendi a dizer a mim mesmo: ‘Você está reclamando de quê?’”, conta com orgulho. “O que eu queria mes­mo era ouvir que nada daquilo era verdade”, conclui. Por fim, a conclu­são foi a mesma: câncer de próstata.

Após seis anos da cirurgia, exames de rotina detectaram que o PSA estava subindo… E, chegan­do ao fim de 2014, Roberto recebeu indicação para o tratamento de ra­dioterapia. “Meu médico me indi­cou alguns lugares onde eu poderia fazer; marquei algumas consultas, incluindo uma no Americas Oncologia, onde escolhi ser atendido pelo Dr. Fran­cisco Campana, que me tratou ma­ravilhosamente; aliás, não só ele, como todos os que me receberam, sempre sorridentes e com muito ca­rinho”, conta Roberto. “Em consul­ta, pude observar a competência, o positivismo, a tranquilidade que sempre apresentaram, acolhendo meus questionamentos e dúvidas, com muita sabedoria, o que veio a me deixar muito confiante no seu profissionalismo”, completa.

Em dezembro de 2014, Rober­to iniciou o tratamento. Mas, mes­mo com todo o otimismo da equipe médica, cada vez que ele chegava à sala de espera da radioterapia ficava impressionado com o baixo astral que imperava. “Comecei a conversar com as pessoas e dizia a todos: ‘Gente, vocês querem bus­car a cura com esta cabeça fraca? Vamos sorrir e acreditar! Comecei a fazer brincadeiras, e as pessoas adoravam e entraram no espírito”, relata. Daí surgiu a ideia de apeli­dar o bebedouro, ponto de encon­tro dessa turma, de “Bar da Água”. E complementa: “Ali é o lugar onde cada um que chega tem que con­tar uma história feliz. Também fa­zíamos trocas de presentes e muita brincadeira uns com os outros”.

O empresário terminou seu tratamento uma semana antes do Carnaval deste ano. “Peguei meu ‘diploma’, como o chamamos no ‘Bar da Água’, mas até hoje vou ao COI tentar passar a minha alegria àqueles que se encontram em trata­mento e consequentemente, ainda tristes. E o restante todos do COI já sabem. Alegria e alegria! Beijos no coração de todos. Serei sempre gra­to ao Americas Oncologia e ao seu corpo de funcionários, que tão bem me aco­lheram… e ainda acolhem…”.

Participação em Congressos e Eventos – Médicos Americas Oncologia
Abril

Oncologista Clínica – Dr.ª Ana Paula Victorino
Encontro científico de estudos sobre hepatocarcinoma do Instituto COI – Palestrante
Data: 09/04 | Local: Artigiano Ristorante, Rio de Janeiro

Oncologista Clínico – Dr. Alexandre Palladino
1º Simpósio de Oncologia do Américas Medical City – Moderador
Data: 29/04| Local: Windsor Barra, Rio de Janeiro

Oncologista Clínico – Dr. Bruno Vilhena
1º Simpósio de Oncologia do Américas Medical City – Moderador
Data: 29/04 | Local: Windsor Barra, Rio de Janeiro

Oncologista Clínico – Dr. Fernando Meton
Encontro científico de estudos sobre hepatocarcinoma do Instituto COI – Palestrante(
Data: 9/04 | Local: Artigiano, Rio de Janeiro
TARGET 2015 – MERCK – Chair
Data: 10/04 e 11/04 | Local: São Paulo
Getting Ready – Residentes Oncologia e Hematologia – Apresentador
Data: 25/04 | Local: Campinas, São Paulo
1º Simpósio de Oncologia do Américas Medical City – Moderador
Data: 29/04 | Local: Windsor Barra, Rio de Janeiro

Oncologista Clínica – Dr.ª Maria de Fátima Gauí
1º Simpósio de Oncologia do Américas Medical City – Moderador
Data: 30/04 | Local: Windsor Barra, Rio de Janeiro

2º Treinamento Varian – Clinical School – Palestrante
Data: 08/04 a 11/04 | Local: Unidade Barra MD.X, Rio de Janeiro
Radio-Oncologista – Dr.ª Elisa Campana – Palestrante
Físico Médico – Ernani Anderson – Palestrante
Físico Médico – Guilherme Pavan – Palestrante
Radio-Oncologista – Dr. Igor Migowski – Palestrante
Radio-Oncologista – Dr.ª Juliana Panichella – Palestrante
Físico Médico – Juraci Passos Junior- Palestrante
Radio-Oncologista – Dr.ª Rosana Rodrigues – Palestrante
Física Médica – Stela Nardi – Palestrante

2° Encontro Internacional do Instituto COI
Data: 15/04 e 16/04 | Local: Windsor Atlântica, Rio de Janeiro
Oncologista Clínico – Dr. Alexandre Boukai – Chair
Oncologista Clínica – Dr.ª Clarissa Baldotto – Chair
Oncologista Clínico – Dr. Diogo Rodrigues – Chair
Radio-Oncologista – Dr.ª Elisa Campana – Palestrante e Debatedora
Oncologista Clínico – Dr. Fernando Meton – Apresentado
Radio-Oncologista – Dr. Igor Migowski – Palestrante
Físico Médico – Juraci Passos Junior – Palestrante
Radio-Oncologista – Dr.ª Lisa Morikawa – Palestrante
Oncologista Clínico – Dr. Mauro Zukin – Palestrante

Expediente

Unidades:
Barra da Tijuca MD.X Barra Medical Center
Botafogo I Torre do Rio Sul
Botafogo II Rua da Passagem, 29
Niterói – Icaraí
Nova Iguaçu Ed. Vitality | Centro
Central de Atendimento: (21)3385-2000

Boas Novas
Informativo do Americas Oncologia publicação interna bimestral

Coordenação Editorial
Editor Médico do Americas Oncologia
Dr. Fernando Meton
Editora Responsável
Viviane Serretti Barbosa

Projeto Gráfico e Diagramação

Tutti Design

Jornalista Responsável

Melissa Jannuzzi (Mtb 23212)

Tiragem:
3.000

Contato/Sugestões

marketing@americasoncologia.com.br

Compartilhe: