CENTRAL DE ATENDIMENTO
Conheça as unidades

Início > Serviços > Coaching Oncológico
13053

Coaching Oncológico

O diagnóstico de câncer tem forte impacto na vida dos pacientes e seus familiares. Não apenas por conta da insegurança imposta pela doença, mas devido à necessidade de encarar um intenso esquema de consultas médicas e sessões de tratamento. Nesse contexto, é natural que surjam conflitos nos âmbitos familiar, social, profissional, financeiro e emocional.

Além disso, o paciente oncológico se depara com uma situação absolutamente inesperada e impactante, com potencial de gerar uma reflexão sobre novas prioridades e decisões.

Daí a necessidade de oferecer ferramentas que o ajude a gerenciar não apenas esse momento de instabilidade, mas também a estabelecer metas coerentes com seus valores.

O coaching é uma abordagem muito utilizada no meio corporativo (business coaching) e na vida pessoal (life coaching). Trata-se de um processo colaborativo, focado na resolução de problemas e no cumprimento de metas, no qual o coach facilita a experiência da pessoa que está passando pelo processo de coaching, na busca de seus próprios recursos.

O trabalho de coaching recebe influências de mais de quinze teorias embasadas cientificamente, tais como a psicologia positiva, o modelo transteórico, o inquérito apreciativo e a entrevista motivacional, entre outras.

Há alguns anos, o método vem sendo aplicado no setor da saúde (health coaching), sobretudo em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Os trabalhos científicos têm identificado melhoras consideráveis nos níveis de qualidade de vida, autonomia, resiliência, mudanças de hábitos, adesão ao tratamento e otimismo em pacientes submetidos ao processo, especialmente em casos de doenças crônicas. Em relação ao câncer, especificamente, o coaching já demonstra resultados importantes, com impacto positivo na diminuição de quadros de depressão.

Com foco no atendimento integral e humanizado de nossos pacientes, o Americas Oncologia inaugurou o Serviço de Coaching Oncológico, no Hospital Paulistano. A receptividade dos pacientes superou as expectativas, motivando a extensão do programa para o Hospital Samaritano.

O serviço consiste em cinco sessões individuais por paciente. Não há necessidade de encaminhamento médico. As conversas são customizadas de acordo com as necessidades da pessoa, que pode iniciar o processo em qualquer fase do tratamento.

Temas como clareza de metas, gerenciamento de tempo, levantamento de necessidades, estratégias de resiliência, autoconhecimento e aspectos sabotadores são abordados por meio de ferramentas específicas. Os familiares também têm acesso ao programa. Os casos que requerem acompanhamento psicológico são encaminhados prontamente para o nosso time de psico-oncologia.

Compartilhe: