CENTRAL DE ATENDIMENTO
Conheça as unidades

Início > Serviços > Cuidados Paliativos
13065

Cuidados Paliativos

O Americas Centro de Oncologia Integrado zela pela humanização no cuidado de saúde e oferece atendimento diferenciado a pacientes e familiares que enfrentam doenças crônicas e graves. Para isso, conta com o Programa de Cuidados Paliativos, que dá suporte aos pacientes em ambiente de internação e também em consulta ambulatorial.

A equipe de cuidados paliativos tem como objetivo melhorar a qualidade de vida desses pacientes, por meio de pronta avaliação, com objetivo de prevenção e alívio de sofrimento. Trata-se de uma equipe multiprofissional especializada, que busca integrar uma abordagem física, psíquica, social e espiritual.

Esses profissionais oferecem, também, apoio aos familiares do paciente, que enfrentam a doença junto com seus entes queridos.

O time atua de forma integrada com oncologistas e onco-hematologistas, seguindo a recomendação da American Society of Clinical Oncology (ASCO) de promover o acompanhamento precoce, pela equipe de cuidados paliativos, em casos de câncer indicados, em paralelo ao tratamento ativo.

O serviço de cuidados paliativos do Americas Centro de Oncologia Integrado funciona de forma estruturada, desde 2011, e é a única instituição brasileira que, desde 2013, possui o selo de certificação específico pela Joint Commission International (JCI), o maior órgão certificador do mundo.

Nossos pilares são:

– Trabalho em equipe;
– Comunicação sensível e eficaz com pacientes e familiares;
– Elaboração de um plano de cuidados de acordo com os valores e desejos do paciente.

A equipe também utiliza ferramentas de contínua avaliação de qualidade de atendimento, tais como:

– Pesquisa de satisfação com pacientes ou familiares;
– Aplicação sistemática de escalas de avaliação de dor e outros sintomas, como falta de ar, de apetite, depressão, ansiedade e insônia.

Referência:
*Ferrel, BR e cols. Integration of Palliative Care Into Standard Oncology Care: American Society of Clinical Oncology Clinical Practice Guideline Update. J ClinOncol, 2016.

Compartilhe: