CENTRAL DE ATENDIMENTO
Conheça as unidades

Início > Serviços > Psico-Oncologia
13950

Psico-Oncologia

A psico-oncologia é uma área de intersecção entre a psicologia e a oncologia que busca compreender o impacto psicológico do diagnóstico de câncer nos seguintes aspectos:

  1. Saúde emocional do paciente, de sua família e dos profissionais envolvidos em seu tratamento;
  2. O papel das variáveis psicológicas e comportamentais na sobrevivência ao câncer.

Compreendemos que a confirmação da doença, somada à realização de procedimentos invasivos, pode desencadear um desequilíbrio emocional, tanto no paciente quanto em círculo de convívio.

Sabemos, também, que o diagnóstico provoca uma mudança significativa na rotina dessas pessoas, considerando a necessidade de consultas e sessões de tratamento frequentes e a necessidade de lidar com eventuais efeitos colaterais. Tudo isso, não raro, manifesta-se como prejuízos à integridade mental.

O psico-oncologista ajuda o paciente com câncer a reconhecer e utilizar seus recursos de enfrentamento, bem como estratégias de autocuidado e fortalecimento, visando a melhoria da sua qualidade de vida durante o tratamento oncológico. Esse trabalho pode ser realizado em conjunto com o coach oncológico , quando indicado, constituindo um diferencial da nossa assistência.

O recurso está disponível em diferentes formatos:

– Acompanhamento psicoterápico individual;

– Atendimento psicológico durante a quimioterapia, diariamente;

– Grupo de apoio psicológico para a equipe multidisciplinar.

Compartilhe: