Outubro Rosa

Para a saúde do homem, cuidado e prevenção

Ao falar em câncer, ouve-se bastante sobre a saúde feminina e as mamas, o pulmão, até mesmo os tumores de pele, recordistas de casos. A atenção ao câncer de próstata se faz presente mesmo em novembro, quando uma campanha de conscientização lembra à população masculina que é preciso atenção com o tema.

Mas dizem que “os homens são assim mesmo, não se cuidam”. Porém essa não é uma realidade para aceitarmos, e sim para mudarmos - e o Novembro Azul é apenas mais uma oportunidade para lembrar que os homens precisam conhecer, respeitar, cuidar do próprio corpo e manter seus exames e consultas sempre em dia.

Precisamos falar sobre a saúde masculina o ano todo. Com informação e atenção é que o câncer de próstata se torna mais conhecido.
 

Para a saúde do homem, cuidado e prevenção

Outubro Rosa

Você está bem informado sobre câncer de próstata?

Ainda existem muitos mitos e fake news sobre o câncer de próstata. Por isso, preparamos um quiz para você descobrir se sabe diferenciar o que é verdade e o que é falso. Mulheres também podem responder e aprender mais para orientar seus companheiros, pais ou filhos. Vamos lá?

1

Câncer de próstata tem sempre crescimento lento e não causa morte.

Falso. Alguns tipos de câncer de próstata têm crescimento lento, mas existem outros mais agressivos. Podem inclusive gerar metástases. Cerca de 10% das mortes de homens por câncer são relacionados a tumores de próstata.

2

Fazer o exame de PSA regularmente basta para detectar o câncer precocemente.

Falso. Alguns tipos de tumores não costumam alterar o PSA. O urologista pode indicar outros tipos de exames, como toque ou exames de imagem, para identificar a existência de nódulos ou tecidos endurecidos.

3

Nível de PSA elevado não significa necessariamente ter câncer de próstata.

Verdadeiro. Alterações no nível de PSA podem estar associadas ao câncer, mas também a outras doenças da próstata e infecção do trato urinário.

4

Todo mundo que tem de tratar o câncer de próstata fica impotente e com incontinência urinária permanente.

Falso. As novas técnicas de tratamento, sejam radioterápicas ou cirúrgicas, reduziram bastante o risco de sequelas desse tipo.

5

Quem tem pai ou irmão que teve câncer de próstata tem mais chance de também ter a doença.

Verdadeiro. O risco aumenta para homens que têm casos da doença entre parentes de primeiro grau. Por isso, para esses, é recomendável iniciar o acompanhamento para detecção precoce por volta dos 45 anos.

6

Câncer de próstata pode ser prevenido.

Falso. Cientificamente não há comprovação de formas de prevenir a doença. O que dá para fazer é evitar fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e outros hábitos de vida não saudáveis.

7

Quanto mais idade maior o risco de ter câncer de próstata.

Verdadeiro. O risco de desenvolvimento da doença aumenta com o avanço de idade.

8

Tratamento do câncer de próstata nas fases iniciais aumenta as chances de cura.

Verdadeiro. Por isso é importante o acompanhamento com o urologista e a realização dos exames que forem solicitados para que seja possível a detecção precoce do câncer.

Entenda com os médicos

Veja depoimentos e dicas dos nossos especialistas e mantenha sempre o autocuidado e suas consultas e exames em dia.

Dra Luciana
Luciana Andrade

Cargo da médica

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna."

Dra Luciana
Luciana Andrade

Cargo da médica

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna."

Entenda com os médicos

Veja depoimentos e dicas dos nossos especialistas e mantenha sempre o autocuidado e suas consultas e exames em dia.

Dados Recentes

A seguir, destacamos alguns dados sobre o câncer de próstata:

  • Só em 2020, estima-se que mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata serão confirmados no país.
  • No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens - atrás apenas do câncer de pele 
    não melanoma.
  • A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. 
  • Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado. 

A importância do cuidado com a saúde masculina

Alguns tipos de câncer têm grandes chances de cura se forem diagnosticados e tratados precocemente. Afinal, se a doença for descoberta nos estágios iniciais, é mais provável que o tratamento surta o efeito desejado, evitando que as células tumorais se espalhem e que complicações apareçam. Um câncer em estágio já avançado é mais difícil de conter. Sendo assim, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor. 

Além disso, sabemos que às vezes a doença pode ser silenciosa, ou seja, não manifestar sintomas significativos no início. Dessa forma, é fundamental manter o acompanhamento médico em dia, com consultas regulares e exames de rotina, para monitorar qualquer possibilidade de surgimento do câncer. 

 

Clique nos itens abaixo e confira algumas orientações:

 

Não espere para procurar atendimento médico apenas em emergências ou quando a situação já fugiu do controle. Mantenha seus tratamentos em dia e faça visitas periódicas ao consultório - pelo menos uma vez ao ano (caso não tenha qualquer problema de saúde diagnosticado).  

Muitos pacientes acabam descobrindo que têm câncer quando fazem exames de rotina. Eles são uma importante ferramenta para o cuidado com a saúde - e, além de manter o acompanhamento médico nas consultas, também é preciso realizar os exames solicitados pelo especialista com a periodicidade definida por ele. O exame de toque retal, por exemplo, serve para identificar alterações que podem ser sinal de câncer de próstata - um procedimento rápido (em média, 10 segundos), indolor e sem riscos.

Para cada tipo de câncer existe um oncologista experiente e especializado para conduzir o diagnóstico e tratamento da doença. Converse sempre com seu médico, ele é o profissional mais adequado para fazer orientações e receitar medicamentos durante esse processo - inclusive para recomendar outros especialistas.

Consultas regulares

Deixar a saúde de lado tem um impacto direto no diagnóstico precoce do câncer. Não espere para procurar atendimento médico apenas em emergências ou quando a situação já fugiu do controle. Mantenha seus tratamentos em dia e faça visitas periódicas ao consultório - pelo menos uma vez ao ano (caso não tenha qualquer problema de saúde diagnosticado).

Exames de rotina

Muitos pacientes acabam descobrindo que têm câncer quando fazem exames de rotina. Eles são uma importante ferramenta para o cuidado com a saúde - e, além de manter o acompanhamento médico nas consultas, também é preciso realizar os exames solicitados pelo especialista com a periodicidade definida por ele. A mamografia, por exemplo, costuma ser indicada para mulheres acima de 40 anos e deve ser feita anualmente.

Especialistas

Para cada tipo de câncer existe um oncologista experiente e especializado para conduzir o diagnóstico e tratamento da doença. Converse sempre com seu médico, ele é o profissional mais adequado para fazer orientações e receitar medicamentos durante esse processo - inclusive para recomendar outros especialistas, como nutricionistas e psicólogos.

Conheça O Americas Centro de Oncologia Integrado

Com três décadas de experiência no combate ao câncer, o Americas Centro de Oncologia Integrado oferece uma linha completa e integrada de cuidados para o paciente - do diagnóstico ao tratamento -, em um modelo de assistência que une acolhimento, agilidade, atenção individualizada e as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado.

Estamos presentes em várias unidades no Brasil, conheça mais clicando no mapa abaixo:
 

Selecione um Estado

 

São Paulo
Rio de Janeiro
Pernambuco
 

Hospital Samaritano Higienópolis

Horário de atendimento:
Aberto 24 horas

(11) 3821-5300

Rua Conselheiro Brotero, 1486. Higienópolis, São Paulo - SP

Marque uma Consulta

Nossos hospitais contam com profissionais de saúde em mais de 60 especialidades médicas.

Clique aqui para agendar consultas e exames